quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

1º Tema: Qual o papel e as responsabilidades dos vereadores da Câmara?

Em termos de autarquia os vereadores fazem parte indissociável do executivo autárquico. Daí eles deverem ter um papel de grande importância na gestão e no dia a dia da vida do Município.
Soa-se que as coisas entre o nosso executivo não anda bem. Parece que andam de costas voltadas. Inclusivé, houve já abstenções da parte de membros que representam a maioria. Para mim, abster ou votar contra não me choca nada, é um dever de consciência e uma obrigação perante a população e o que se lhe prometeu fazer.
Choca-me sim é que só agora isso venha a acontecer. Ao que concluo que toda a restante política do chefe do executivo foi correcta.

Pergunto, ou, ponho sobre a mesa, terão os nossos vereadores responsabilidades políticas sobre o andamento do Alandroal. Têm eles desenvolvido o seu papel devidamente?

17 comentários:

Anónimo disse...

Deixem-nos trabalhar

Anónimo disse...

É isso mesmo que eu quero, é que os vereadores trabalhem, que trabalhem bem e em prol do nosso Concelho. E não estou com isto a duvidar do trabalho deles, mas sim, se realmente os deixam trabalhar como eles querem e sabem!! Fica aqui esta questão no ar: Será que os vereadores podem fazer o que entendem que deve ser feito ou limitam-se a seguir ordens??

Anónimo disse...

Era eles candidatarem-se á Camâra e tinham de certeza os votos de muita gente, disso tenho eu a certeza.

Anónimo disse...

Tb acho. Pq afinal eles é q tem dado a cara pelo Nabais. E o Nabais é só passeio. E se não fazem mais é pq ele corta as pernas.

Anónimo disse...

E não foi feito com fins politicos!

Olha se fosse........

Anónimo disse...

Pois é possível que sim. Mas a verdade é que aparecem e têm rosto. E o Sr. Nabais? tem rosto? Tem! Mas para quem? Não para os alandroalenses que de esses ele foge. Mas para os de fora, sobretudo se têm um BMW X6 ou parecido, está sempre disponível. Porque será? Ao menos os vereadores ainda os vimos por aí!

Anónimo disse...

A política dos nossos dias está um pouco torpe.

Dizem os canones que a equipa que forma o executivo de uma câmara ou um governo tem tarefas divididas. Isto é, cada um fica com um tema, um pelouro, conforme lhe queiram chamar.

Significa isto que no momento em que se escolheu a equipa foi reconhecido aos diversos membros da mesma capacidade para desenvolver o seu papel. Significa portanto que, ganhas as eleições e passando-se à acção a esses membros será (foi) dada autonomia para desenvolver da melhor forma possível o trabalho a que se comprometeram perante o eleitorado. Agora, chegámos um momento em que se vê notoriamente, descaradamente e vergonhosamente que os vereadores da mui nobre Câmara do Alandroal não têm quaquer papel. Não existem. Foram colocados de parte. Enfim...

Mas, pergunto eu? E isso o que é? É possível? Parece que sim. E a culpa? Mais uma vez é do presidente que manda e desmanda. Pois será, naturalmente. Mas não! Não é só do presidente. A culpa é sobretudo dos vereadores. Porquê? Pois foram eles que assinaram o seu compromisso com os eleitores, foram eles que juraram desempenhar as tarefas para as quais foram eleitos. Agora? Agora, são fracos. Sem formação. Renderam-se também ao brilho do capitalismo como o presidente. Apaixonaram-se por jipes e BMWs, por charutos e passeatas, pelo conforto que lhes proporciona esta medíocre vida de autarca medíocre. Não tiveram, nem têm vontade de fazer melhor pelos que os elegeram. Têm medo de voltar a trabalhar. Não têm sobretudo uma coisa que se chama "HONRA" e outra "AMOR PRÓPRIO".
Por isso se acham que eles merecem sequer candidatar-se, desenganem-se. Pois se o quisessem merecer deviam ter-se imposto no justo momento em que foram privados pela primeira vez dos seus deveres de autarcas. E aí sim, todos lhe tinham tirado o chapéu. Mas coitadinhos, ainda estão à espera que o senhor presidente lhes dê uma esmola.

Mas, a verdade é que eles, pela sua pequenez, falta de hombridade irão ter ainda problemas no futuro. Porquê? Porque a polícia judiciária quando cá veio não foi para desejar as boas festas ao presidente. E se muitos pensam que isto não dá em nada, a verdade é que o DIAP está cheio de queixas deste senhor. A verdade é que o povo pode esquecer, mas não todo o povo e há relativamente pouco tempo foi enviada uma moção de censura por ilustres deste nosso concelho de censura à pj por ainda não haver notícias. A verdade é que se prepara mais um documento para enviar à pj e com conhecimento à comunicação social, onde se pede que se investiguem terrenos e casões construídos na zona industrial sem direito de propriedade e sem pagamento de qualquer quantia quando outros do concelho os tiveram que pagar, bem como os passeios do filho do presidente à piscina municipal, à escola e sabe-se lá mais onde no nosso BMW. E mais, muito mais, operações à vista, perseguição política, etc. E aqui, meus senhores vereadores, aqui vós sois parte do problema e nunca parte da solução. Aqui bem podem alegar o que quiserem mas os vossos olhos vêm tão bem ou melhor do que os de muitos e vós aprovasteis todas estas acções, em muitas delas com a vossa assinatura.

Então, perante isto, têm os vereadores responsabilidades? Claro, mas deviam sobretudo ter vergonha!

Anónimo disse...

É tudo isso e muito mais! Como por exemplo senhor vereador ter o seu carro à porta de casa e andar a passear a esposa no BMW que foi comprado com o dinheiro dos nossos impostos.
O carro foi-lhe distribuido para serviço e não para ir às compras com a senhora!
Isto serve também para o vereador do Jipe.

Anónimo disse...

Que tudo o que foi dito são factos, é indesmentível,que muito mais se poderia dizer,é verdade e há muito mais a dizer, mas tenho a convicção de que o Alandroal ficaria muito melhor servido se em vez do actual presidente, se candidatasse o vice.

Anónimo disse...

Ó pirulau???Deixa de passear o trazeiro praça acima e praça abaixo,e vai trabalhar, em vez de andar a escrever em bloges....blog da treta, tudo ladra mas ninguem morde!
Faziam melhor? Apresentem a sua candidatura!

Anónimo disse...

pirulau???

mau...

Anónimo disse...

Tanta dor de barriguinha que aqui vai!!!

Anónimo disse...

Eu bem me parecia que havia uma obra não concluída.....

Até acreditei que tinham demolido tudo o que fazia parte dos tanques ( lavadores públicos ), mas descobri que não concluiram a obra até ao final.

Ocuparam o espaço dos lavadoros, mas mudaram os tanques para este espaço.

Sim, é verdade.

Antigamente quando se lavava nos tanques, além da roupa individual, também se lavava outra espécie de roupa, ( A VIDA ALHEIA ).

Agora é aqui que se vem lavar a roupa suja, e esta heem!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas vão lavando, que eu vou estendendo, hehehehe

Anónimo disse...

Não falem mal dos homens eleitos, quem manda é uma mulher e não foi eleita.

Anónimo disse...

Não me digas que quem manda é uma mulher.......

Olha que eu votei num homem!!!!!!!!!!!!!!!

E se é quem eu estou a pensar, xiiiiiiiiiiiii.

Desde que eu vi um porco a andar de bicicleta, já acredito em quase tudo...........

Hummmmmmmmmmmmm, mas mulher a mandar????????

Nam mi paréci cumpadri.........

Poderá dar o seu palpite, mas mandar!!!???

Hummmmmmmmmmmmm, ná, nim pensari........mas, fico a pensar, porque dá que pensar.....

Olha secalhar virei burro, lá diz o ditado: Não penses, porque a pensar morreu um burro, e esta heeem????????????

Até breve, voltarei e comentarei....

Anónimo disse...

E que tal falarem em jumentos? Animais em extinção. Sei que há um burro, no Norte, que está mesmo a extinguir, gostava de saber mais sobre esse assunto, e claro, sobre as extinções aqui, por a vila.

Anónimo disse...

Extinções aqui por a vila?????

Olhameste!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Então não sabes do jumento de cor vermelha que já tinha quase raízes por aqui??????????

Mas um dia veio uma foice e ceifou-o e levou uma martelada.....

Virou-se o santo contra a esmola, hihihihihihi.

E eu fiquei a sentir mais alívio, pois os que nada eram, já eram como se fossem.

Bem feito, a justiça tarda, mas não falha...

Sou benfiquista, mas nem todo o vermelho me serve...xiçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....