Fomos surpreendidos com este tema. Um dos nossos colaboradores/visitantes perguntou: "E da oposição não dizem nada?"
O nosso objectivo não é falar deste ou daquele nem falar só deste ou daquele. O Nosso objectivo é mediar o espaço e promover o debate de ideias. Aqui, como já se falou só há um "partido" e esse chama-se Alandroal.
Por isso, se é tempo de falarmos de oposição, é dela que falaremos!
Fica desde já aberto mais um tema: A OPOSIÇÃO.
Permitam-me, desde já, tecer algumas considerações a este elemento tão notável e tão necessário da vida politica.
Em primeiro lugar, gostaria de salientar que não a conheço. Pois não deve haver, ainda! Talvez mais mês e meio, dois meses, alguns rostos hão-de aparecer. Provavelmente alguns dos anteriores a pedir o que a uns já foi dado e a outros o que nunca lhes deram: "poder para governar". Os que já o tiveram perderam-se no tempo e no vicio de uma politica fechada, cansada e esgotada, a CDU. Os que nunca o tiveram, PSD e CDS provavelmente nunca o mereceram verdadeiramente e agora, no presente, também não o merecem.
A vida da oposição, em minha mais modesta opinião, é uma vida dura. Mas por ser dura não significa que não se faça. Existem muitas pessoas com uma vida dura e não se suicidam, ou, não hibernam temporariamente para depois quando lhes parece haver uma luz ao fundo do túnel voltarem a nascer.
A oposição é e deve ser quem comanda o poder. Ou seja, compete à oposição condenar e obrigar o poder a seguir as regras do jogo. E sempre que o poder as tente contornar, obrigá-lo pelas vias democráticamente correctas a voltar ao trilho certo.
Esse tão árduo papel obriga a um trabalho diário, semanal, mensal, anual de um grupo de gente que acha que pode fazer melhor, porque a verdade é que se pode sempre fazer mais e melhor.
É sobretudo um trabalho de equipa que deve ser desenvolvido com base no compromisso que o poder apresentou e com o feed-back que o mesmo está a ter por parte os munícipes, somando as conjunturas macro e micro-económicas, pimentando com alguma visão.
Pois no conseguir juntar tudo isto é que está o problema. Não pode ser coisa de um homem só, mas, poder ser motivado e gerido por um só homem. Falta ainda referir que, no meio de tudo isto existe a preciosa e desejada ajuda de uma máquina politica que facilita em muito as coisas. Pelo que concluindo, poderá não ser assim tão difícil.
Agora, pergunto: E porque não se faz oposição no Alandroal?
Atrevo-me a responder, dizendo-vos que não há oposição no Alandroal porque ninguém ou haverá muito pouca gente que se interessa mesmo pelo Alandroal. Falo dos que pertencem ou têm resposabilidades politicas no concelho. Porque, os outros, que até se interessam e muito, não se identificam com esta forma de fazer politica que tem arrasado a democracia e as liberdades individuais. Certo e sabido que quem vai contra o poder sozinho, leva porrada! Não vai para o degredo mas fazem-lhe a vida num inferno. E isto tem que mudar. Porque a liberdade de expressão é um direito constitucional e os filhos daqueles que tanto lutaram para nos dar este direito estão agora a conspurcá-lo.
Mas concentremo-nos para já na oposição partidária, podendo abrir mais para a frente um tema só sobre a Liberdade de Hoje.
É, em minha opinião, difícil de perceber como pessoas que supostamente nada devem nem temem do poder se resignam, se calam quando pelas razões já apresentadas, lhes cabe a elas, em primeira e em última instância, andar para a frente, criticar o que está mal e apresentar ideias. Não é só aparecer alguns meses antes das eleições em lugar de destaque à espera que o vento mude e lhes caia algum "tacho".
Não! São eles, os que apareceram nas últimas eleições que deveriam ao longo dos anos seguintes seguir de perto, de bem perto o que o poder tem feito, e obrigar a fazer o que deveriam ter feito. E isso não aconteceu, nem me parece que irá acontecer.
Daí, eu acreditar que o futuro não passa por esta OPOSIÇÃO rasca. Daí eu acreditar que, pelo que tenho ouvido, o futuro não passará pelos vereadores que parece que muito pouco têm feito. Daí, eu cada vez mais acreditar que o futuro do Alandroal passe por um conjunto de mulheres e homens válidos, sem nada a ganhar pessoalmente e injustamente do ponto de vista desta politica contemporânea mas que dêam a ganhar aos outros e que com isso eles ganhem também. É necessário, em minha opinião uma oposição, isso sim. Mas uma oposição de gente séria, não de gente oportunista.
Espero ouvir as vossas verdadeira opiniões sobre este tema que talvez tenha ainda maior importância dos que até aqui foram lançados.
Bem hajam!
O Administrador